31 março, 2010

Aceita um chá?

O frio está a passar mas… um chá quentinho sabe sempre bem.
Com um biscoito docinho ou uma torrada amanteigada, um chá é a melhor companhia - de manhã, à tarde ou à noite.
Há vários tipos de chá: o branco (o mais raro), o verde e o preto.
As infusões podem ser estimulantes, calmantes, laxantes, diuréticas, digestivas ou simplesmente reconfortantes.
Os chás de ervas são o remédio caseiro de eleição das nossas avós. A dose certa de folhinhas secas e de água a ferver é o bastante para a má disposição desaparecer.
Sugestões:
A cidreira trata problemas digestivos, insónias, cefaleias, depressões.
A camomila trata perturbações do estômago, dores musculares, ansiedade, permite um sono reparador.
A tília é eficaz no tratamento da artrite, problemas digestivos, tensão nervosa.
A lúcia-lima tem um efeito calmante.
O jasmim é digestivo, relaxante e anti-depressivo.
O alecrim é excelente para recuperar da fadiga.
A hortelã-pimenta ajuda na digestão, cefaleias e descongestionamento das vias respiratórias.
A urtiga é eficaz no tratamento das alergias respiratórias.
A valeriana é excelente em casos de stress e ansiedade.
Como fazer:
Infusões - deite água a ferver sobre as folhas de chá (proporção de uma colher de café por cada chávena), deixe em infusão 10-12 minutos e sirva simples, com leite ou com limão.
Tisanas - deixe a água ferver, adicione folhas de chá, mantenha a fervura mais 2-3 minutos, deixe repousar e sirva.
Beba chá.
É um produto natural e tem 0 (zero) calorias!!!


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