21 março, 2010

A Primavera chegou!

A Primavera chegou!
Depois de um inverno rigoroso, com muita chuva e muito frio, chegou finalmente a Primavera.
Já estava cansada de casacões, cachecóis, luvas, botas, chapéus...
Venha depressa o sol, as manhãs de praia, o bronzeado saudável, a roupa leve e colorida, os passeios no paredão ao fim da tarde, a imperial geladinha, a sangria de vinho tinto, a sardinha
na broa….
Eu necessito do sol, do calor, do banho de mar e da blusinha decotada, para conseguir, até, raciocinar. Com o frio só me apetece hibernar
Já agora, faz hoje precisamente 35 anos que cheguei a Portugal, ou melhor, regressei porque foi daqui que saí para Moçambique, com 6 anos de idade.
Aterrei em Lisboa às 02.00 horas de um dia 21 de Março. Estava um frio de rachar.
Encontrei Lisboa cinzenta, fria e triste.
Tenho a certeza que eu e todos os outros “retornados” (foi assim que nos chamaram) demos cor e alegria a este país. Não tivéssemos nós vindo de África, onde o sol, o calor, o mar quentinho, a alegria do convívio, os sons e os tons quentes, igualavam o efeito de mil ampolas de boa disposição.
Deixei em Moçambique os meus pais e irmã. Aguardava-me no aeroporto a família do pai dos meus filhos, com um sorriso do tamanho do mundo que, de imediato, me fez sentir em casa.
O calor daquele abraço familiar deu-me força para aceitar a saudade, caminhar em frente e aguardar confiante o nascimento do meu primeiro filho, cinco meses depois. Foi maravilhoso!
Gosto da Primavera…..

Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário