07 abril, 2010

Turquia - viagem 2009 (cont.)

O Bairro do Bazar é o bairro das lojas e mercados. Ali fica o Grande Bazar - labirinto de ruas com mil e uma lojas repletas de produtos tentadores e lojistas alvoraçados, onde apetece voltar sempre e comprar tudo e onde tudo se regateia, e o Bazar das Especiarias - onde se encontram todas as especiarias orientais, ervas aromáticas, mel e frutos secos.
Terminámos a visita a Istambul com um relaxante cruzeiro pelo Bósforo.
Seguimos viagem em direcção a Ankara, a moderna capital da Turquia, onde visitámos o magnífico Museu das Civilizações, que alberga a maior colecção de antiguidades hititas do mundo e o Mausoléu de Atatürk que guarda a urna com as cinzas do fundador da República Turca, em 1923, e uma grande mostra de fotografias, pinturas e magníficos objectos pessoais.
Na Anatólia Central deslumbrámo-nos com a região da Capadócia – paisagem única esculpida pela natureza. Na sua origem estiveram dois vulcões, já extintos, que expeliram a lava e cinzas que formou uma paisagem encantada de tufo vulcânico. Depois, ao longo de milhares de anos, a erosão pela água e vento esculpiu as extraordinárias formações rochosas. A macieza do tufo permitiu aos antigos habitantes da região escavar cavernas subterrâneas interligadas e ali viverem em comunidade, sem uma fresta de luz mas com um eficiente sistema de ventilação.
Partimos depois para a região do Egeu, habitada por 1/3 dos cerca de 71 milhões de habitantes da Turquia.
Nesta região (onde nos) deslumbrámo-nos com os vestígios de cerca de 5000 anos de história grega e romana. É o caso das ruínas de Éfeso - Biblioteca de Celso, o Teatro escavado na vertente do monte Pion, o Templo de Adriano, a Rua Colunada alinhada por colunas jónicas e dóricas, o Templo de Domiciano, a Porta de Hércules e muitos outros, de Izmir, de Pérgamo - o Altar de Zeus, o Templo de Trajano e o Teatro com capacidade para 10.000 lugares, de Tróia - com o imponente Cavalo de Tróia.
A cerca de 8 km do centro de Éfeso, no alto do monte Coresus, visitámos a Casa da Virgem Maria, local de peregrinação de cristãos e muçulmanos, onde a mãe de Jesus terá vivido os últimos anos da sua vida.
Visitámos, ainda, os terraços e as nascentes de Pamukkale (Palácio de Algodão), formações calcárias, numa extensão de 3000m de largura por 100m de altura, de um branco cintilante que lembra uma paisagem lunar. Espectacular! Como toda a viagem, que terminou com a travessia do Mar da Mármara em ferryboat e o regresso a Istambul.