21 maio, 2011

Caixinha para chá em encáustica

Pintei esta caixinha para chá, para oferecer à Luba, a “minha ucraniana de há muitos anos”.
A cor escolhida foi o verde, para condizer com a sua cozinha.
Utilizei uma caixa de madeira e a pintura foi em Encáustica.
A Encáustica é uma técnica de pintura utilizada desde a Antiguidade, que se caracteriza pelo uso de cera derretida.
A palavra Encáustica deriva do grego enkausticos, que significa gravar em fogo.
É muito fácil e o efeito lindissimo.
Começamos por aplicar cera derretida sobre a superfície a pintar. Como a cera seca rapidamente, aplicamos sobre ela um foco de calor (utiliza-se um ferro próprio) para amaciar a tinta e assim obtermos efeitos de cor e texturas imprevisíveis e vistosos.

2 comentários:

  1. Olá Teresa,
    Descobri este outro blog que você assina. Que maravilha! Essa caixinha para chá ficou lindíssima!
    Quanta criatividade e conhecimento sobre artes você tem. Adoro artesanato. Já trabalhei muito com isso, após minha aposentadoria. Mas, o meu hobby preferido é escrever. Não consigo passar um dia sem escrever alguma coisa. Qualquer dia destes, publico um livro. Sobre minhas postagens e mensagens, é claro.
    Um grande beijo e tenha uma semana iluminada.
    Maria Paraguassu.

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,
    Se já trabalhou em artesanato sabe o quanto é fácil fazer esta caixinha...
    Eu dedico-me há um ano a estas coisitas lindas...
    Continue a escrever porque o faz muito bem. Fico a aguardar a saída do seu livro para obter um exemplar autografado. Combinado?
    Um beijo e muita luz na sua vida.

    ResponderEliminar