13 julho, 2010

Brasil (Natal a Fortaleza) - viagem 2002

Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte.
A cidade, que cresceu nas margens do rio Potenji e do Forte dos Reis Magos, no extremo nordeste do Brasil, é a terceira capital de estado com melhor qualidade de vida e a mais próxima do continente europeu. Tem cerca de um milhão de habitantes.
Foi aqui que iniciámos a nossa emocionante aventura pelas praias do Rio Grande e Ceará, efectuada em Range Rover de Natal a Fortaleza e de avião no regresso a Natal.
O grupo era reduzido: eu, o meu marido e um casal de jovens portugueses, que não conhecíamos mas com quem gostámos de partilhar a aventura.
O jipe foi conduzido com mestria por dois guias simpáticos e competentes, que souberam mostrar-nos os locais e momentos de maior deslumbramento – um pôr-do-sol magnífico que aguardei sentada numa duna, em Canoa Quebrada, nunca será esquecido.
A viagem foi praticamente toda feita sobre a areia de praias exóticas semidesérticas e luxuriantes: areia branca, água azul. E quente!
Admirámos Genipabu e as suas lagoas situadas entre as dunas.
Passámos pelo Cabo de São Roque (ponto mais próximo do Continente Africano), Caraúbas (exuberante com os seus coqueirais), Maracajaú (com água cristalina), deserto de Alagamar, Dunas do Rosado.
Chegámos à Ponta do Mel, onde o sertão chega ao mar. As suas dunas móveis e falésias gigantes deixaram-nos extasiados.
Descobrimos a exótica e mística Canoa Quebrada. A animação é constante e a beleza natural uma inesgotável fonte de inspiração.
No total conhecemos cerca de 90 praias.
Degustámos o melhor peixe e marisco, em esplanadas no areal.
Deixámo-nos embalar pelo ritmo do forró.
Dormimos em pousadas rústicas mas acolhedoras.
Diz o ditado que “tudo o que é bom acaba depressa” e assim foi, quando chegámos a Fortaleza.
Aguardava-nos uma cidade de muito cimento, muito trânsito e o medo de sair do perímetro de segurança do hotel. Conseguimos ultrapassá-lo e passeámos divertidos no calçadão, em frente do hotel, e comprámos artesanato numa feira que diariamente, ao cair da tarde, ali se instala.
Os vendedores eram simpáticos, divertidos e muito, muito persistentes.
Fortaleza é a capital do estado brasileiro do Ceará, localizada no litoral Atlântico.
Com uma superfície de 313,8 km2 é a capital com maior densidade geográfica do país - tem cerca de 2,5 milhões de habitantes.
Uma viagem para recordar – sempre!
Posted by Picasa